Ainda vale utilizar o E-mail Marketing nas suas campanhas de marketing?

Ainda vale utilizar o E-mail Marketing nas suas campanhas de marketing?

Um canal do Marketing Digital que ainda se mantém ativo nos dias atuais, mesmo sendo muitas vezes tratado como SPAM, é o E-mail Marketing ou a também popularmente conhecida Newsletter, como preferirem nomear. Algumas das vantagens ainda visíveis são a facilidade de personalização, amplo alcance, baixo custo de investimento e a ampla possibilidade de se manter em relacionamento com seus clientes, além da possibilidade de atingir possíveis prospects.

A verdade é que o E-mail Marketing ainda é uma excelente estratégia de divulgação das atividades da empresa, para manter sua carteira de clientes ativa, aprimorar o relacionamento e divulgar eventos, novidades, produtos ou serviços.

Uma das estratégias relacionadas ao envio de E-mail Marketing são as ações segmentadas, geradas a partir de um público-alvo específico onde se pode trabalhar determinada linha de produtos ou serviços. Assim como as ações segmentadas, os conteúdos que digam respeito ao ambiente institucional da sua empresa também são importantes e podem ser comunicadas a todos, de um modo geral.

Uma outra estratégia que tem se disseminado atualmente é a comunicação de conteúdos relevantes que sejam gerados dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo no site da empresa. Dessa forma, além de levar uma informação que pode ser de interesse comum a todos os seus clientes, te coloca em uma posição de fornecedor de conteúdo, elevando o volume de acessos ao site e veja só, auxiliando inclusive na indexação do seu conteúdo em buscadores como o Google.

A verdade é que a partir do envio, inúmeras possibilidades são geradas. Pode ser um contato, um acesso ao site ou até mesmo o encaminhamento do seu e-mail a outro contato que poderá se tornar um prospect!

 

A arte da criação do E-mail Marketing

Resumidamente, a criação de uma campanha de e-mail marketing deve ser minuciosamente analisada, com um público alvo bem definido e conteúdo relevante voltado exclusivamente para ele, de forma que a chamada o instigue a abrir o e-mail e a partir daí ele se encante com o seu conteúdo. Fatores como estes, maximizam os resultados e quebram os paradigmas que circundam esta incrível ferramenta de comunicação.

 

Quais os benefícios do E-mail Marketing?

Estudos recentes revelam que 91% das pessoas checam seu e-mail diariamente. Essa estatística nos garante a presença desses e-mails na caixa de entrada do seu público-alvo, porém com uma ressalva: para que essa entrega ocorra, além de uma boa estratégia de E-mail Marketing, você deve contar com uma ferramenta rápida e confiável, utilizando essa ação de Marketing Digital como um contato proativo da sua empresa que trará benefícios como o engajamento do seu público alvo e o fortalecimento do seu relacionamento com ele.

 

 

Como evitar que seu E-mail Marketing se torne SPAM?

Para prender a atenção dos leitores é imprescindível investir tempo na criação de um bom conteúdo. Independete da periodicidade, a Newsletter precisa sempre trazer novidades, de forma clara e objetiva, para prender a atenção do leitor.

Siga sempre a linha de conteúdos interessantes que não prolonguem muito o assunto e não tomem muito tempo do leitor. Tenha em mente que o conteúdo tem que ser o mais dinâmico, criativo e objetivo possível. Uma opção para saber se está no caminho certo é sempre se colocar no lugar do cliente ao ler o conteúdo, com isso você vai sentir se o e-mail prendeu a sua atenção e lhe acrescentou alguma informação relevante ou não.

O que também deve ser considerado é a relevância da informação que está sendo transmitida, por isso é importante que se crie conteúdos para nichos dentro do mercado da sua marca. Por exemplo, uma empresa de produtos alimentícios pode direcionar sua newsletter sobre dicas de consumo e armazenamento de alimentos.

Além disso, não caia em armadilhas de listas prontas. Para que sua campanha de E-mail Marketing tenha uma boa validação, é essencial que a sua base de e-mails seja sólida e detalhada, o que pode ser feito utilizando boas ferramentas de automação ou formulários de contato mais completos no seu próprio site.

 

Como saber se o conteúdo da minha Newsletter está sendo visualizado?

Bom, a própria ferramenta de E-mail Marketing utilizada para enviar os e-mails te trará informações cruciais para análise da efetividade da sua campanha, como taxas de abertura, cliques e rejeições, além de todo o acompanhamento posterior que dependendo das ferramentas que estejam vinculadas à campanha, poderão trazer no sentido de rastrear o caminho de cada leitor a partir da abertura da newsletter.

A partir daí podemos analisar alguns parâmetros para identificar se a chamada foi eficaz e convenceu o leitor a abrir o e-mail e se o conteúdo do e-mail estimulou a leitura levando ele ao conteúdo principal que estaria vinculado ao seu site. Por meio dessas métricas teremos condições de atuar para que as próximas Newsletters tenham a mesma efetividade ou sejam executadas as melhorias identificadas como necessárias.

 

Como atrair atenção do cliente para abrir sua Newsletter?

Pense em títulos atraentes, que despertem interesse e curiosidade. Trate o cliente de forma única e especial, a personalização de conteúdo é um ótimo caminho. Além disso, é necessário ser criativo e assertivo na estratégia, deixando o e-mail mais pessoal e exclusivo. Outro fator que devemos considerar são as informações de contato, que devem ser claras o bastante para que o leitor saiba a quem procurar caso queira obter informações sobre o que você está falando.

 

Qual a periodicidade ideal para uma campanha de E-mail Marketing?

Não existe um padrão e tudo está mais relacionado ao perfil da empresa do que o perfil do público-alvo em específico. Pelo fato de ser uma ferramenta de aproximação, o envio de uma Newsletter semanal, quinzenal ou até mensal, tende a ser mais eficaz do que uma Newsletter enviada com uma frequência maior, diariamente por exemplo. Porém, se você atua com um comércio eletrônico, tem uma base de e-mails segmentada ou a possibilidade de entreter o seu público com conteúdos diferentes a cada envio, a estratégia pode funcionar com uma frequência maior para você!

 


 

Enfim, já deu pra entender que a utilização do E-mail Marketing é de fato uma ferramenta poderosíssima, desde que seja bem utilizada, não é mesmo?

A grande sacada na verdade é saber se adaptar ao seu mercado e entrar no mundo do seu cliente de forma clara e objetiva, afinal antes dele se tornar um cliente em potencial para sua empresa, ele é uma pessoa, com costumes, interesses e personalidade distinta. Por isso frisamos a necessidade de trabalhar não somente a campanha de E-mail Marketing, como qualquer outra campanha no mundo do Marketing Digital, baseada em ESTRATÉGIA, bem definida e focada em atingir de forma assertiva o seu público alvo.

 

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