fbpx

Como evitar golpes na internet em 2020?

Como evitar golpes na internet em 2020?

Hoje em dia o Instagram se tornou mais do que uma rede social. Com mais de 1 bilhão de usuários, atualmente são mais de 25 milhões de perfis voltados para o comércio. Com o grande número de ofertas as denúncias por fraude também aumentam e por isso é preciso saber como evitar golpes na internet tomando certos cuidados, pois muitas pessoas acabam comprando produtos que não condizem com o que é anunciado, ou que nem sequer chegam.

No Facebook e em sites de internet os problemas são os mesmos e quem não está atento pode acabar caindo em golpes, mas afinal, como evitar golpes na internet em 2020 com venda fácil?

Uma pesquisa realizada pelo PayPal no Brasil com quase 2,5 mil internautas que compraram na internet, revela que 60% deles já ouviram relatos de pessoas que foram vítimas de golpes na internet, enquanto 25% revelou já ter feito compras em sites duvidosos, por achar mais fácil do que buscar o produto em outro site.

Confira algumas dicas de como evitar golpes em sites e redes sociais:
  • Verifique no site da Receita Federal, se o CNPJ da empresa está ativo
  • Cheque se existem reclamações da empresa no Procon ou no “Reclame Aqui
  • Verificar se a empresa possui mídias sociais ativas e qual o volume de interações e reclamações
  • Não usar número de seguidores como indicador de confiabilidade
  • Não agir por impulso, se tiver dúvidas, deixe a compra para o dia seguinte
  • Registrar todo o processo de compra com prints da tela
  • Verificar se a plataforma de venda é brasileira, pois o código do consumidor não é válido para sites e empresas estrangeiras
  • Verificar a origem da empresa e se ela tem canais de atendimento ao consumidor (SAC)
  • Contatar a empresa antes de concluir a compra por meio de chat, mídias sociais, telefone, whatsapp ou qualquer outro canal de atentimento
  • Ter certeza de que a compra está sendo feita por meio de plataformas de pagamento seguras, que tenham inclusive a possibilidade de estornar ou cancelar a compra caso haja algum problema futuro.
  • Evitar boletos e transferências bancárias, pois a devolução do dinheiro é mais complicada
  • Em lojas desconhecidas, realizar o pagamento por meio de um intermediário, como PayPal ou MercadoPago

 

Fui enganado, e agora?

Se você caiu no golpe da compra falsa pela internet, o primeiro passo é tentar efetuar o cancelamento da compra por meio do intermediário de pagamento que você utilizou. Caso isso não seja possível, você deve ir à delegacia do consumidor e entrar com uma ação contra o sujeito ou a empresa que vendeu o produto.

Se a compra foi feita pelo cartão de crédito é importante estar atento a fatura para ver se compras suspeitas serão feitas e entrar em contato com a operadora do seu cartão para repassar o ocorrido.

Uma situação como essa é sempre estressante e desgastante, por isso temos que tomar todos os cuidados para aproveitar ao máximo a praticidade da compra on-line.

 

Se você tem uma Loja Virtual, esteja atento a tudo que possa gerar credibilidade e confiança ao seu visitante para que ele se sinta seguro. Seja claro em todas as infromações que passar e jamais deixe de interagir com eles, quer seja pelas mídias sociais ou por qualquer outro meio de atendimento que tenha sido disponibilizado.

Resumindo, ensine ele a como evitar golpes na internet mostrando que o seu site é confiável e você é um exemplo de vendedor!

 

Entender a melhor forma de se comunicar com o seu público alvo é essencial para definir o melhor formato de exposição da sua marca, produto ou serviço. A Agência Rabbit On tem um amplo know how em diversos segmentos de mercado, conhecendo as melhores estratégias para alavancar o seu negócio.

Entre em contato conosco, sem compromisso, e tenha uma nova perspectiva para o Marketing Digital da sua empresa!  Clique aqui e preencha o formulário de contato, ligue (11) 5523-3693 ou adicione nosso WhatsApp e fale com um de nossos consultores!


Siga-nos no LinkedInFacebook Instagram!