fbpx

Desenvolvimento de Sites: WordPress ou WIX?

Desenvolvimento de Sites: WordPress ou WIX?

Decidir sobre o desenvolvimento de sites em Wix ou WordPressé uma questão importante na hora de colocar seu negócio na internet e certamente você já se deparou com essa preocupação.

Se isso aconteceu, é porque você já se deu conta de que criar um site para expor sua marca/negócio é imprescindível atualmente, porém, saber por onde começar é ainda mais importante. Por isso, resolvemos neste artigo expor os diferenciais dos dois modos para te ajudar na escolha certa!

 

Desenvolvimento de Sites: WordPress ou WIX?, qual a diferença?

Embora ambas entreguem sites, blogs e e-commerces de qualidade, o Wix é, essencialmente, um construtor de sites. Inclusive, a tecnologia do seu editor “arrasta e solta” é um dos seus pontos mais fortes, o que gera uma confortabilidade maior na hora de criar, permitindo o “faça você mesmo”.

Já o WordPress é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) completo, com inúmeras funcionalidades e possibilidades de integração, sendo uma plataforma expansível e melhor manuseada por alguém expert da área de desenvolvimento.

Agora vamos falar dos diferenciais efetivos ao desenvolvimento de site:

A plataforma Wix é bastante intuitiva e focada no que o seu público procura. Um prato cheio para quem deseja entrar no mundo da Web, mas não conta com qualquer conhecimento técnico sobre o assunto ou ainda verba para investir no desenvolvimento de um site com uma Agência especializada.

O editor de páginas do Wix transforma a criação de sites em algo simples e fácil de fazer e gerenciar, com uma infinidade de templates temáticos para diversos negócios. O problema é que nem todos esses templates são responsivos, ou seja, adaptáveis a diferentes formatos de tela, e quando falamos disso queremos dizer que nem sempre o mais bonito é o mais funcional e adequado para expor o seu negócio.

Para os mais entendidos, a plataforma também permite algumas alterações em CSS e HTML, para não ficar só no arrasta e solta, além de plugins e interface para loja virtual.

Agora entrando no universo do WordPress as coisas mudam um pouco e para um bom desenvolvedor que se prese podemos dizer que a coisa toma corpo e profissionalidade.

A plataforma é uma grande iniciativa open source (código aberto), com uma comunidade gigante de colaboradores ativos que respiram o universo de desenvolvimento de sites e zelam para que a plataforma seja melhor a cada dia.

Diferente dos criadores de sites, o WordPress é um software que precisa ser baixado e instalado em um servidor local, ou em uma hospedagem contratada.

Em termos técnicos temos o CMS mais popular do mundo e suas opções, funcionalidades e recursos de integração permitem a criação de blogs, sites e lojas profissionais.

Seu uso não exige domínio em sistemas e linguagens de programação, mas é recomendável ter conhecimento técnico básico para instalar, configurar e gerenciar suas principais ferramentas.

 

A usabilidade

Como falamos lá no começo, o Wix é uma plataforma pronta e sem segredos voltada para usuários leigos. Suas ferramentas permitem a criação de sites sem a necessidade de realizar instalações, configurações ou alterações em códigos além dos planos gratuitos ou ainda mensais onde você já tem a hospedagem da plataforma inclusa.

Seus elementos visuais são apresentados em blocos e a operação geral é bastante intuitiva, no estilo “faça você mesmo”.

O WordPress, por sua vez, apresenta um estilo menos intuitivo, ainda mais quando falamos de usuários iniciantes, mas a familiarização é rápida e inclusive já existe a edição em blocos nativa e construtores de layout que auxiliam no processo de desenvolvimento de sites por conta própria.

 

A instalação

Naturalmente, o Wix não necessita de instalação, pois é uma ferramenta pronta. Esse modelo de serviço é chamado de hosted e quer dizer que os sites rodam a partir dos servidores do próprio Wix.

Os CMSs como o WordPress são plataformas self-hosted, ou seja, seus sites são executados a partir de um servidor. Isso significa que, embora o software em si seja gratuito, será necessário contratar uma hospedagem para colocar o seu site no ar.

 

A segurança

Na web, ainda não temos como garantir 100% de segurança, nenhuma plataforma alcançou este patamar, mas o que podemos dizer é que, no modelo hosted oferecido pelo Wix, a maior responsabilidade com a segurança fica por conta da empresa, pois os usuários não têm acesso à base de dados da plataforma.

Já no WordPress, o usuário é diretamente responsável pela segurança do site, pois é proprietário de toda a sua estrutura e tem acesso a todos os seus dados desde a raiz, o que traz melhores condições de gerenciamento.

Em geral, a plataforma é segura, mas será necessário tomar precauções com plugins de segurança e senhas fortes, não apenas no WordPress, como também na hospedagem.

 

Design e personalização

O design no Wix oferece liberdade  ao usuário pelo editor que permite criar páginas para todos os gostos e estilos. Só é preciso ficar atento, como já mencionamos, à responsividade, nem tudo que é o mais bonito é o mais funcional.

Ajustes feitos nas páginas em desktop podem não funcionar bem em smartphones e isso é intolerável atualmente, considerando que estatisticamente falando o mobile foi responsável por 52,2% do tráfego online em 2018 e os números crescem a cada dia.

Já o WordPress se destaca no desenvolvimento de sites, pois contém milhares de plugins, temas e possibilidades mais amplas para personalizar a aparência do seu site e deixar ele com um visual único, e suas atualizações constantes trazem layouts cada vez mais responsivos e operacionais, o que agrega muito a plataforma.

 

Gerenciamento

Para manter seu site Wix funcionando, não são necessários muitos ajustes. Todas as eventuais manutenções e atualizações são realizadas automaticamente. O usuário só precisa se preocupar em criar e editar seu conteúdo. Essa simplicidade agrada a princípio, mas torna o site engessado e pouco gerenciável.

No WordPress, as tarefas básicas de manutenção podem ser minimizadas com a ajuda de plugins, mas sempre haverá a necessidade de verificar as atualizações manualmente principalmente se estiverem relacionadas ao layout, que pode sofrer danos em algum momento.

A vantagem é a flexibilidade, pois existem diversas ferramentas de gerenciamento que ajudam o seu site a ficar mais rápido, responsivo, lucrativo e encontrável.

 

Suporte

O Wix oferece uma central de suporte equivalente aos SACs tradicionais, com uma equipe disponível por e-mail, chat e até telefone.

Apesar de contar com uma página de contato em seu site, o WordPress não tem uma central de atendimento oficial.

Ainda assim, a plataforma tem uma enorme rede de usuários e colaboradores que se auxiliam mutuamente por meio de fóruns e blogs espalhados pela internet.

Vale ressaltar também que o conteúdo produzido sobre o WordPress é incrivelmente vasto e seus usuários têm acesso a uma imensa gama de artigos, tutoriais, videoaulas, livros e cursos para se capacitar e tirar dúvidas. Sem contar que se você contratar uma Agência especialista em desenvolvimente de sites, terá total suporte diretamente com eles.

 

Plugins

O Wix oferece centenas de apps: alguns gratuitos, outros com funcionalidade limitada, e aqueles restritos aos assinantes.

Quando o assunto é plugin, o WordPress é imbatível. São mais de 50 mil plugins disponíveis para as mais diversas funções e serviços, incluindo soluções desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia. O melhor de tudo é que a maioria deles é grátis!

 

SEO

O Wix já enfrentou polêmicas sobre sua suposta desvantagem nos mecanismos de busca. O que ocorreu foi que, em 2015, o algoritmo do Google sofreu uma pane que comprometeu a indexação dos sites criados na plataforma, mas tudo indica que o problema foi solucionado, embora ainda existam ruídos sobre o assunto.

Discussões à parte, a verdade é que o Wix é realmente limitado em configurações de SEO — o que já é esperado em seu modelo de serviço.

A maior parte das recomendações da empresa se restringe a melhorias de conteúdo e, para acessar dados analíticos, por exemplo, é preciso contratar um plano premium.

O WordPress, por outro lado, entrega todo o controle em suas mãos, inclusive, o SEO. Além de ser previamente preparado para ser bem ranqueado no Google, o CMS:

  • permite customizar as URLs das suas páginas de diversas formas;
  • viabiliza ajustes diretamente em seu código;
  • oferece vários plugins gratuitos que educam o usuário durante a produção do conteúdo, ajudando na aplicação de técnicas de SEO.

 

E agora, Wix ou WordPress: qual devo escolher?

O Wix e o WordPress são as plataformas mais populares para o desenvolvimento de sites atualmente. Considerado a maior referência entre os criadores de sites disponíveis no mercado, o Wix é voltado para um  público leigo, como já mencionamos anteriormente, ou usuários que não desejam se aprofundar em desenvolvimento web.

O WordPress é o CMS mais conhecido e querido da internet e dos desenvolvedores profissionais, justamente, por entregar uma solução extremamente eficiente em uma plataforma aberta que evolui constantemente, entregando sites realmente profissionais e competitivos.

Apesar de exigir conhecimento prévio, o WordPress é, em geral, simples de gerenciar e sua variedade de recursos é capaz de atender a qualquer tipo necessidade na Web.

Usuários iniciantes geralmente exploram o Wix antes de investir em desenvolvimento de sites no WordPress, atraídos pela simplicidade. De fato, seu criador de sites entrega aquilo que propõe, sem muita técnica, sendo eficaz para criar páginas, portfólios e até pequenos e-commerces.

De qualquer forma, o WordPress é a opção mais robusta para o gerenciamento de conteúdo na Web, pois oferece funcionalidades mais avançadas para construção de páginas, integração com outros serviços, supoerte avançado de SEO e monitoramento de dados, fatores indispensáveis para o marketing digital.

 

Sendo assim, remetemos a resposta à você. Wix ou WordPress, com qual deles você quer expor sua marca e negócio na web? Se a sua escolha for o WordPress, nós podemos te ajudar neste projeto!

 

A Rabbit On não somente atua no desenvolvimento de sites para diversos negócios, como também atua de forma exclusiva em cada um deles, pensando em cada estrutura como uma ferramenta de vendas, baseando o seu desenvolvimento em estratégias que irão alcançar o público alvo em mídias paralelas e converter visitantes em novos contatos que podem gerar vendas.

Vamos tomar um café? Temos certeza que podemos abrir a sua mente e te expor uma nova visão sobre como trabalhar o marketing do seu negócio! Clique aqui para preencher o formulário de contato, ligue (11) 5523-3693 ou adicione no WhatsApp e fale com um de nossos consultores!

 


 

Siga-nos no LinkedInFacebook Instagram!